Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de março de 2016

A ascensão fascista versus a peleguice governista : Devemos continuar nessa dicotomia?

Estamos vivendo um período histórico,sem  o "glamour" de uma guerra mundial (ainda) nem um inimigo em comum que uniu comunistas e norte-americanos.Mais uma das crises cíclicas do capitalismo,cuja sede por lucros cada vez maiores acaba(rá) por se auto-destruir.
Vemos uma nova ascensão de ideias conservadoras e autoritárias;valores como xenofobia,nacionalismo,islamofobia,racismo voltam a tona (explicitamente,pois pra quem faz parte de algum grupo minoritário,sabe que tais preconceitos nunca deixaram de existir,estavam apenas velados).Um cenário cada vez mais distópico.O ódio ao outro,ao diferente,fica cada vez mais explicito. E isso é uma realidade mundial - especialmente na Europa,Estados Unidos e...Brasil.
No Brasil,vivemos um neomacartismo,com um ódio irracional do "comunismo petista",de qualquer politica de bem-estar social como o Bolsa Familia e mesmo a qualquer coisa vermelha.A mídia burguesa vem trabalhando há algum tempo pra desgastar a imagem do PT - e de toda a esquerda - perante a população,que sofre por não ter uma educação que desenvolva seu senso critico e a liberte da escravidão do senso comum.Nisso,qualquer caso de corrupção que supostamente envolva algum membro do PT,vira um alarde nacional. Tem gente que pensa seriamente que o PT roubou muito mais do que todos os outros governos.Há também demagogos de ultra-direita,que se aproveitam deste delicado momento em que vivemos,para encontrar um bode expiatório - o PT e o comunismo. Verdadeiros charlatões,como Olavo de Carvalho,e fascistóides,como Bolsonaro,fazem a mente das massas,que num momento de crise,anseiam,infelizmente,por um herói,por um "salvador da pátria".Muitos já se "candidataram" a esse cargo : Aécio,Cunha,Bolsonaro e agora o juiz Sergio Moro.Aécio e Cunha já caíram,e Bolsonaro,mesmo entre a direita,não é um consenso.Resta Moro.O cara que enfrenta "os comunistas malvadões do PT".Quanto tempo irá durar? Não sei,porém sua máscara vai cair.Algum dia.
De outro lado,temos um governo de um partido dito "dos trabalhadores",mas que não hesita em atacar os direitos dos mesmos em nome da governabilidade,do "progresso" e do "desenvolvimento econômico". Lembremo-nos dos movimentos anti-Copa,duramente reprimidos e com diversos presos politicos,entre eles,Rafael Braga;lembremo-nos do exército na Maré;da Kátia Abreu como ministra da Agricultura;de Joaquim Levy como ministro da Fazenda;do ajuste fical;da reforma previdenciária;do Código Florestal,e de tantos outros que não vou perder tempo e espaço aqui,mas que provam que o PT é dos trabalhadores somente no nome;suas práticas são tão neo-liberais quanto aqueles que os atacam.Mas que agora,num momento em que o impeachment da "Dilmãe" é iminente,recorrem aos trabalhadores e movimentos sociais para os defenderem.
O verdadeiro antifascismo não se deixa levar pela demagogia de nenhum dos lados;ataca os dois,inimigos da classe da trabalhadora,serviçais da burguesia nacional e internacional.Só a construção de uma alternativa libertária,que cultive os valores da autogestão e do apoio mutuo,poderá nos levar dessa dicotomia que no final,só beneficia a burguesia carniceira.Pela construção do poder popular,fora coxinhas,fora governistas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário